segunda-feira, 1 de julho de 2013

SEMINÁRIOS SOBRE ESTÉTICA DO OBSERVATÓRIO DE ESTÉTICA E ESPAÇO SOCIAL "PIER PAOLO PASOLINI".

Olá pessoal.

Apresentamos aqui, as atividades dos Seminários de Estética promovidos pelo Observatorio de Estética e Espaço Social "Pier Paolo Pasolini".

A presente proposta de se realizar mensalmente Seminários sobre Estética pressupõe, antes do mais, a orientação apresentada no projeto de criação deste OBSERVATÓRIO (RESOLUÇÃO N° 968/2013 – CONSU, de 06 de maio de 2013), cujo projeto apresenta uma natureza mista, pois integra Ensino, Pesquisa e Extensão.  Esta articulação visa a cooperar com a formação acadêmica dos alunos de Graduação e Pós-graduação em Filosofia, mas também com a participação dos alunos pertencentes a outros cursos, para os quais os estudos de Estética possam contribuir com a pesquisa de certos temas necessários à compreensão do espaço social atual, nas suas expressões culturais, antropológicas, étnicas, sexuais, ambientais, religiosas, éticas e políticas. Na exposição das suas abordagens, esses Seminários seguirão, de um lado, a História da Estética, tendo em vista o desenvolvimento de este saber, ao longo da tradição e, de outro, explicitará o processo de sistematização da Estética, as suas principais categorias, mas também os procedimentos específicos de cada orientação e concepção estética. Em tal percurso serão consideradas as mudanças ocorridas no estatuto da Estética, pois se trata aqui de um acompanhamento e observação, igualmente, dos novos rumos da Estética, na atualidade, e da crise de seu estatuto moderno. Destacam-se, na reflexão sobre essa crise, as novas questões que ultrapassam os limites da Estética, no sentido epistêmico tradicional, considerando, ao mesmo tempo, o seu diálogo com outros saberes e culturas, na busca de compreensão também do espaço social, dos comportamentos cotidianos, dos estilos, dos modos de vida e de expressão, no sentido amplo da experiência dos indivíduos, grupos, gerações, culturas e subculturas. Cada semestre apresentará quatro Seminários, com base em temas relativos a períodos históricos e teóricos da Estética. Nesse sentido, serão abordados no semestre 2. 2013 os seguintes temas:

  • Seminário 1. SOBRE A PROBLEMÁTICA DA ESTÉTICA COMO SABER: PENSAR A SISTEMATIZAÇÃO DA ESTÉTICA E OS SEUS RUMOS.
  • Seminário 2. A ESTÉTICA COMO SABER MODERNO E A TESE DE UMA ESTÉTICA ANTIGA.
  • Seminário 3. A TEORIA MODERNA DA ESTÉTICA I: BAUMGARTEN, VICO E BATTEUX.
  • Seminário 4. A TEORIA MODERNA DA ESTÉTICA II: KANT, SCHILLER, SCHELLING E HEGEL.


No início de cada bloco de Seminários serão distribuídos os Programas relativos às        exposições que conterão: i) um plano de atividades; ii) os tópicos das exposições e iii) uma bibliografia específica. Os temas relativos aos próximos Seminários serão anunciados após a realização destes primeiros e ao final de cada semestre. Ademais, esses Seminários poderão contribuir para as atividades complementares, hoje exigidas pelos Projetos pedagógicos. As exposições serão realizadas pelo Coordenador do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Expedito Passos, e por convidados anunciados no percurso das atividades. Para a participação dos Seminários, as inscrições serão realizadas em agosto de 2013 no Laboratório de Metafísica e Estética do Cento de Humanidades da UECE.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CURSO: "EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E CRÍTICA SOCIAL EM PIER PAOLO PASOLINI: herança em Gramsci, Lukács, Adorno, Benjamin, Marcuse e diálogos com Debord, Baudrillard, Vattimo, Barcellona e Türcke


CURSO: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E CRÍTICA SOCIAL EM PIER PAOLO PASOLINI:
 herança em Gramsci, Lukács, Adorno, Benjamin, Marcuse e diálogos com Debord, Baudrillard,
Vattimo, Barcellona e Türcke.



É com muito prazer que anunciamos o primeiro curso do "Observatório de Estética e Espaço Social Pier Paolo Pasolini".


O presente curso objetiva uma reflexão sobre a obra de Pier Paolo Pasolini (1922 - 1975), destacando, em especial, o período relativo ao final dos anos 60 e início dos anos 70. Com base na sua obra, busca-se abordar a relação entre experiência estética e crítica social, explicitando o seu diagnóstico em relação a crise do sentido, do estatuto antropológico do indivíduo e do espaço social. Daí se adotar no curso uma orientação que articula Estética, cultura e política, pois não se limita à tematização tradicional da experiência estética, como experiência apenas artística. Ademais, este curso pretende realizar uma exposição de certa herança na obra pasoliniana e, ao mesmo tempo, um diálogo com filósofos relevantes do pensamento contemporâneo.

A necessidade de um curso sobre a obra de Pier Paolo Pasolini é algo relevante para os estudos de Estética, na medida em que a sua obra revela, de um lado, o sentido de um diagnóstico relativo à crise do espaço social contemporâneo e, de outro, apresenta a possibilidade de uma articulação entre o estético, o cultural e o antropológico. Ademais,  tal obra se expressa em um diálogo intenso com uma diversidade de fontes: culturais, filosóficas, filológicas e artísticas. Nesse sentido, o presente curso busca explicitar, quer a herança dessa obra, quer a possibilidade também de um diálogo com pensadores, que abordaram temas comuns àqueles expressos pela produção pasoliniana.

O curso será ministrado pelo coordenador do Observatório de Estética e Espaço Social, Prof. Dr. Expedito Passos e pelo Dr. Fábio Rocha, doutor pela Universidade de São Paulo e Università de Padova. O período do curso será de 17 de agosto a 19 de outubro de 2013 (aos sábados), das 08:00hs às 12:00hs .

O curso é direcionado aos estudantes de graduação em Filosofia, Serviço Social e Ciências Sociais. A inscrição é GRATUITA, e pode ser realizada nos dias de SEGUNDA, QUARTA E SEXTA, de 11:00hs ás 12:00hs, e às QUINTAS de 19:00hs às 20:00hs no Laboratório de Metafísica e Estética, localizado no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, na Av. Luciano Carneiro, nº 345, Bairro de Fátima, Fortaleza - CE. 


sexta-feira, 24 de maio de 2013

BEM VINDO AO 'OBSERVATÓRIO DE ESTÉTICA E ESPAÇO SOCIAL'.



O Observatório de Estética e espaço social considera experiências já realizadas por outros Observatórios de Estética na Itália. Esta proposta apresenta, porém, uma diferença, pois articula as pesquisas e as atividades deste à questão do espaço social, considerado aqui nas suas manifestações, ou seja, desde aquilo que se relaciona com a crise dos liames sociais às mudanças que afetam o estatuto antropológico do indivíduo. Para a observação e diagnóstico dos problemas que afetam hoje o espaço social, toma-se como pressuposto os rumos assumidos pela Estética na atualidade: não mais considerada no sentido tradicional de disciplina acadêmica isolada, ou ainda como Filosofia das belas-artes. Na atualidade, a noção de Estética se amplia, assim como a de estético, na medida em que está em questão a cultura e as suas expressões, mas também as atividades que lhe estão associadas. A presente proposta não pode ser compreendida sem um conhecimento da nova configuração do espaço social e de seus sintomas, mas, igualmente, sem uma teoria capaz de interpretar e diagnosticar os danos causados hoje à conservação dos liames sociais e à convivência. Este Observatório representa outra possibilidade, não somente de atividade teórica, mas também prática, isto é, de contribuir, em parceria com estudiosos vinculados a outros Cursos e áreas de conhecimento, para a abordagem de temas e questões afins, relativas ao espaço social e à esfera da realidade cotidiana. 

A Itália dos anos Setenta apresenta um exemplo importante de interpretação das mudanças antropológicas e culturais, visíveis na cotidianidade da sociedade contemporânea. Trata-se, aqui, dos últimos escritos de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), reunidos sob os títulos de Scritti Corsari e Lettere Luterane, e de seu último romance Petrolio. Considera-se a obra de Pasolini e a sua experiência de antropólogo espontâneo, como exemplum fundamental da ideia que motiva e orienta a criação deste Observatório. Há, portanto, um olhar atento de Pasolini ante as transformações ocorridas na realidade, e a consciência da necessidade de compreensão dos novos procedimentos para se interpretar a especificidade da novidade que se apresentara no seu presente. Daí o seu interesse filológico, antropológico, filosófico, linguístico, estético, histórico, literário, poético, jornalístico, artístico. Mais do que uma simples disposição ou exemplo teórico, interessa destacar a realização de uma obra, ou de sua obra, como fruto de certa compreensão de realidade e de suas mudanças. Por conseguinte, trata-se mais de enfatizar a sua disposição em buscar interpretar as causas daquilo que “desapareceu”, ou seja, um mundo e seu ethos, e aquilo que não mais se sustenta, em virtude do caráter do novo, do vazio deixado, mas também dos novos valores e dispositivos possíveis para uma análise e diagnóstico do presente. Tal exemplum implica em certificar a possibilidade de se pensar a problemática que motiva, ao mesmo tempo, a criação deste Observatório. Pasolini articulou as suas observações estéticas com base no espaço social e no seu ethos, pois antecipa algumas intuições e impressões relevantes, hoje, no âmbito de alguns estudos e pesquisas.